Governo entrega presentes para crianças pantaneiras e quilombolas
A Caixa Encantada partiu para uma jornada movida a amor e solidariedade, que começou na SAD (Secretaria de Estado de Administração), organizadora da ação solidária de Natal dos servidores do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, e o secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, saíram de Campo Grande, no dia 10 de dezembro, com uma equipe para levar alegria às crianças do interior do Estado.
Foram dois meses de campanha, com engajamento de servidores, instituições parceiras e toda a sociedade que resultou em números recordes, com 74,2 mil brinquedos arrecadados, distribuídos entre 356 entidades cadastradas, em 44 municípios de Mato Grosso do Sul.
“Eu queria agradecer a todos que participaram! Essa campanha foi muito robusta, contou com a doação de servidores de todo o Estado e também de parceiros, tornando a Caixa Encantada ainda mais abrangente, com o diferencial de atender o interior do Estado”, afirmou Mônica Riedel.
Para compartilhar a magia do Natal, a viagem do Papai Noel começou por Jaraguari, com uma parada na comunidade Furnas do Dionísio, antes de seguir para o Pantanal. A comitiva foi recebida na comunidade quilombola em meio à paz do lugar e a hospitalidade das pessoas que têm o ritmo de vida de quem está conectado com as raízes do território.
Mônica Riedel e Roberto Gurgel foram acompanhados pelo comandante-geral e a subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Garnes e coronel Neidy Centurião, para fazer a entrega de brinquedos a aproximadamente 60 crianças, estudantes da EM Dionísio Antônio Vieira.
“Agradecemos a oportunidade de poder ver nos olhos dessas crianças, essa alegria em receber presentes. Que bom que estamos aqui, hoje, vivenciando este momento! Ver essa ação da Caixa Encantada sendo concretizada, sendo colocada em prática a responsabilidade do trabalho de gestores e servidores públicos que agem com amor, empatia e cuidado, principalmente com as crianças que serão o futuro tanto aqui da comunidade Dionísio, quanto do Estado. Essa ação é brilhante! Parabéns e que ela possa se perpetuar!”, agradeceu o diretor da escola, Renildo dos Santos.
Seguindo viagem para compartilhar a magia do Natal, a Caixa Encantada chegou a Corumbá no dia 12 de dezembro. O Papai Noel trocou o trenó pelo barco do Corpo de Bombeiros e, na ausência das renas, foi recebido pela revoada de borboletas, trazendo os presentes para as crianças pantaneiras.
“Estamos em Corumbá para fazer as últimas entregas da Caixa Encantada pelo interior do Estado, depois de quatro meses entre planejamento, arrecadação e entrega dos presentes. Estar com a dona Mônica e a equipe em algumas cidades do interior foi importante para que, de maneira representativa, toda a população de MS se sinta abraçada pelo carinho e o espírito de solidariedade dos servidores públicos estaduais. Foram dias muito especiais e emocionantes! A presença do Papai Noel coroou o encantamento que a campanha propõe e ver a alegria das crianças, desde o Bioparque, passando por Furnas do Dionísio e chegando ao Moinho Cultural e ao Porto da Manga trouxe ainda mais gratidão e sentido para todos nós que participamos da Caixa Encantada. Um fechamento lindo!”, comentou Roberto Gurgel.
Na cidade pantaneira, a primeira parada foi durante o ensaio geral do Instituto Moinho Cultural Sul-americano que se preparava para a apresentação do Moinho In Concert, espetáculo em comemoração aos 20 anos da entidade que foi eleita a melhor ONG de cultura do Brasil em 2024. Na sede da instituição que fica no Porto Geral, às margens do rio Paraguai, 380 crianças atendidas pelo projeto sentiram a alegria da presença do bom velhinho e o espírito do Natal em forma de presente, amor e carinho.