O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reafirmou nesta terça-feira (8) o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a preservação do Pantanal. Durante o evento CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, em Brasília, ele apresentou as estratégias de MS para conciliar desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
Segundo Riedel, o Estado se tornou referência nacional ao manter 83% do território pantaneiro preservado, ao mesmo tempo em que estimula uma agropecuária de baixo impacto e uma indústria comprometida com a redução das emissões de carbono. “Estamos avançando com políticas concretas para neutralizar nossas emissões até 2030. Isso mostra que é possível crescer e, ainda assim, cuidar do meio ambiente”, destacou.
Além disso, o governador ressaltou o aumento dos investimentos privados em energia limpa, com destaque para novas plantas de celulose e bioenergia. Ele também mencionou incentivos para práticas mais sustentáveis na suinocultura e avicultura, setores em franca expansão no Estado.
O evento, uma parceria entre a CNN Brasil e a Agência iNFRA, integra a preparação brasileira para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Reunindo autoridades públicas, especialistas e representantes do setor produtivo. O encontro serviu como espaço de diálogo sobre os caminhos regulatórios e financeiros para enfrentar a crise climática.
Para Riedel, o protagonismo de MS na agenda ambiental deve ganhar força na COP30. “Temos ciência, tecnologia e políticas públicas alinhadas com a sustentabilidade. Estamos transformando desafios em oportunidades concretas”, concluiu.
Fonte: Comunicação do Governo de MS
Foto: Divulgação/CNN Talks: COP30