A Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou um empresário de 36 anos por desmatamento irregular em um lote do Assentamento do município de Caracol, Mato Grosso do Sul, a cerca de 40 quilômetros da área urbana. A fiscalização, realizada no dia 24 de maio por equipe da unidade de Bela Vista, identificou o corte e o processamento de 84 árvores nativas sem autorização do órgão ambiental competente.
Entre as espécies das árvores nativas estavam aroeira, ipê, canafístula, angico e castelo. Parte do material retirado ilegalmente está empregada na construção de uma varanda na própria propriedade. Segundo a PMA, a intervenção ambiental não possuía qualquer tipo de licença ou autorização, infringindo normas ambientais de uso e manejo de vegetação nativa.


Diante da constatação, a corporação aplicou multa administrativa no valor de R$ 25.200,00 ao responsável, residente em Ponta Porã. Além disso, os autos da infração estão encaminhados ao órgão ambiental estadual, que ficará responsável por adotar as providências legais cabíveis.
Ainda conforme a Polícia Ambiental, ações de fiscalização seguem intensificadas como forma de inibir práticas de desmatamento ilegal e reforçar o cumprimento da legislação ambiental. O caso de Caracol se soma a outras ocorrências recentes envolvendo exploração irregular de vegetação nativa em propriedades rurais do estado.
PORTAL PANTANAL OFICIAL