Com essa iniciativa, a idéia é buscar qualificar profissionais e impulsionar o setor turístico. A primeira unidade da Escola Nacional de Turismo começou a operar em Belém, e novas unidades serão instaladas no Rio de Janeiro e em Fortaleza.
Expansão da Escola Nacional de Turismo para todas as capitais do Brasil
Como parte do projeto, a escola oferece cursos presenciais e remotos voltados para gestão turística, atendimento ao turista e idiomas. Até agora, 212 alunos já concluíram a formação na unidade de Belém. Além disso, o governo pretende incluir cursos de graduação e extensão para ampliar as oportunidades de capacitação.
A escolha de Belém para a primeira unidade ocorreu devido à realização da COP30 na cidade. Dessa forma, a formação de profissionais locais ajudará a atender à crescente demanda por turismo sustentável. Enquanto isso, outras capitais se preparam para receber novas unidades e ampliar o acesso à educação profissionalizante.
Em 2024, o Ministério do Turismo já disponibilizou 14.191 vagas em diferentes áreas, incluindo condução turística e hospitalidade. Dessa maneira, a iniciativa deve fortalecer o turismo e gera novas oportunidades para os trabalhadores.
No site do Ministério o Turismo, diz que os cursos terão ciclos de duração de aproximadamente 2 meses. No Instituto Federal do Pará, cada estudante, com participação ativa no curso, e com frequência regular, receberá uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), bem como o material didático para seu ciclo de formação.
Foto Destaque: Divulgação / IFPA
Pantanal Oficial