Expedição internacional estuda a Dolina Pai João em Nobres MT

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Uma equipe internacional de mergulhadores realizou uma expedição científica na Dolina Pai João, em Nobres (Mato Grosso). Entre os dias 6 e 12 de julho, o objetivo era mapear e estudar um complexo sistema de cavernas submersas. A missão contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e envolveu especialistas da organização Global Underwater Explorers.

Localizada a cerca de 120 km de Cuiabá, a Dolina Pai João é considerada uma das mais promissoras da região para a exploração científica subaquática. A sua profundidade e às impressionantes formações rochosas encontradas em seu interior. Os mergulhos na área podem atingir profundidades de até 40 metros.

A equipe estava composta por três mergulhadores experientes: um pesquisador brasileiro da Universidade de São Paulo (USP), um norte-americano e um russo. Juntos, eles realizaram um mapeamento detalhado da caverna submersa, com foco em entender a formação geológica da área e gerar dados que contribuam com a preservação ambiental e estudos científicos sobre o bioma local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acesso ao local é complexo e exigiu a montagem de uma estrutura especial com sistemas de cordas, apoio técnico-operacional e cuidados logísticos para garantir a segurança dos pesquisadores.

Além do valor científico, a missão reforça o potencial turístico e ambiental do município de Nobres, conhecido por suas paisagens naturais e atrativos voltados ao ecoturismo. As informações obtidas com a pesquisa também poderão apoiar políticas públicas de conservação e desenvolvimento sustentável.

A expedição na Dolina Pai João representa mais um passo na valorização dos patrimônios naturais do estado de Mato Grosso. Unindo ciência, preservação e turismo responsável.

Fonte: G1 MT/CBM MT

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *