Expedição no Pantanal Sul encontra indícios de fertilizante e agrotóxicos em rios

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Gustavo Figueirôa – SOS Pantanal

Levantamento do programa de monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, do Instituto SOS Pantanal, por meio da expedição ‘Águas Que Falam’, constatou presença de agrotóxicos e fertilizantes nas águas dos rios dos municípios de Aquidauana, Miranda e Paraguai, além de algumas comunidades rurais nos municípios de Miranda e Ladário.

Biólogo e diretor de Comunicação e Engajamento do Instituto, Gustavo Figueirôa, explica que, durante a expedição, foi constatado que todos os locais avaliados apresentam baixa concentração de oxigênio e alta concentração de matéria orgânica, indicando má qualidade de vida para os peixes. “Em todos os lugares já estava no limite do suporte a vida para os peixes”.

A primeira fase do projeto segundo o Campo Grande News, percorreu os municípios do chamado Pantanal Sul, como Campo Grande, Aquidauana, Miranda e Corumbá, para entender o cenário, montar estratégias, agir e reverter os quadros atuais sobre o futuro do bioma.

Na segunda fase, serão entregues kits de medição aos moradores da comunidade, para que eles atuem em conjunto com o Instituto na preservação da água. De acordo com Gustavo, a ideia é promover uma consciência cidadã e atuar em conjunto com a comunidade.

A expedição ‘Águas Que Falam’ percorreu um sítio na Apa Piraputanga, na região de Camisão, visitou o povoado do Salobra, em Miranda, e comunidades no Passo do Lontra, no Porto da Manga e na Apa Baía Negra, em Ladário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.