Animais vítimas de queimadas são evacuados de centro de cuidados no Pantanal após nova ameaça de incêndio
Após uma nova ameaça de incêndios, animais vítimas de queimadas foram evacuados de uma base de cuidados do Instituto Ampara Animal, na Transpantaneira, na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá. Imagens mostram o resgate e transporte dos animais.
Os trabalhos são realizados desde segunda (7), por veterinários e voluntários, sob recomendação do comando da fauna do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Até o momento, um tamanduá, uma anta e um veado já foram transferidos para uma base da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), na transpantaneira. Uma onça-parda ainda aguarda a transferência para um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Mato Grosso do Sul, previsto para o fim de semana.
“O tamanduá foi resgatado de incêndio com ferimento nas quatro patas, o veado também foi resgatado de incêndio, com ferimento nas três patas, todos em tratamento. […] os tratamentos incluem sedar, fazer limpeza, usar onoterapia, fazer curativo. É uma rotina ambulatorial intensa, explicou a veterinária do Ibama, Marília Gama.
A Sema confirmou que os animais estão na base da secretaria.