2
Fale Conosco
  • sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - Campo Grande MS

Anta chamada Tico faz “visitas” inusitadas em Anaurilândia

Anta

Foto: Arquivo Pessoal

Uma anta macho, carinhosamente chamada de Tico, tem chamado a atenção dos moradores de Anaurilândia após fazer uma visita inusitada à casa de seu José Maurício, de 81 anos. No último final de semana, Tico entrou na residência como se fosse parte da família, chegando até a se servir de algumas frutas disponíveis no quintal.

O comportamento natural do animal em meio às visitas do idoso surpreendeu a todos. A filha de José, Cristina Tomazini, contou que Tico começou a ser notado na cidade após ser encontrado debilitado e magro em uma propriedade rural. “O dono o resgatou e começou a alimentá-lo. Com o tempo, ele começou a frequentar outros lugares até chegar na casa do meu pai”, explicou Cristina.

A chácara de José está localizada perto da cidade, mas um pouco distante da propriedade onde Tico recebeu os primeiros cuidados. “Estávamos esperando para tomar café da manhã quando ele apareceu. Eu estava chegando com o pão, e ele já tinha tentado entrar antes, mas meu pai não deixou. Desta vez, ele permitiu”, revelou.

Desde que foi recebido, Tico tem retornado todos os dias, embora sua permanência seja restrita ao quintal. “Ele percebeu a quantidade de frutas que temos e vem se alimentar”, completou Cristina, que se diverte com a presença constante do visitante peludo.

Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (Incab), comentou que a presença de antas na região de Anaurilândia não é uma novidade. “É comum ver antas no Mato Grosso do Sul, e elas ocasionalmente cruzam áreas urbanas, como em Campo Grande”, afirmou.

No entanto, a situação de Tico é considerada diferente, pois parece que o animal foi alimentado por humanos anteriormente, demonstrando conforto na presença das pessoas. “Pelo fato de ele estar ali, deduzimos que tenha crescido na região, o que é bastante comum no Estado”, acrescentou Patrícia.

Apesar da fofura do encontro, a coordenadora fez um alerta sobre os riscos envolvidos. “As antas têm instintos selvagens e, em espaços contidos, podem apresentar comportamentos agressivos. É um animal grande, pesando entre 200 e 300 quilos, e pode causar estragos. Temos relatos de pessoas que foram mordidas ou feridas por antas fêmeas com filhotes”, enfatizou.

A história de Tico, que conquistou o coração da família e se tornou uma celebridade local, também serve como um lembrete sobre a importância de respeitar a vida selvagem e os cuidados que devem ser tomados ao interagir com animais silvestres.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram