Após 27 anos, onça-pintada é avistada no interior no Sul do Espírito Santo
O empresário Lucas Pereira Lopes resolveu instalar uma câmera para flagrar uma onça após encontrar pegadas de do animal na propriedade rural do pai, no interior de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. A expectativa dele, era ver uma onça-parda, como vista recentemente em Atílio Vivácqua, mas acabou capturando a imagem de uma pintada.
O flagrante, segundo Lucas, filho de um produtor rural da localidade de Alto Pratinha, foi feito no dia 27 de fevereiro, mas somente há alguns dias, ele viu o que a câmera havia registrado. “Vi as pegadas próximo de uma mata e resolvi colocar a câmera. Nunca imaginei que pudesse flagra uma onça-pintada aqui, cheguei a tremer quando vi”, contou o rapaz.
Conforme o jornal A Gazeta, a propriedade fica a 12 quilômetros da sede e faz divisa com o Monumento Serra das Torres (Monast), unidade ambiental que abrange partes dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. A reserva é administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Um biólogo que presta serviços ao Mosnast, Rafael dos Santos, esteve no local para averiguar a veracidade das imagens e comunicou aos órgãos ambientais. Segundo informações do profissional, o último registro na região Sul do Estado aconteceu em 1996, no Parque Estadual do Forno Grande.
A onça-pintada é o maior felino das Américas e, no Espírito Santo, possui espécies em monitoramento em reservas ecológicas na Região Norte.
Apesar de surpreso e encantado com o registro, Rafael dos Santos teme pela segurança do animal. “É um animal muito bonito e fiquei até com receio na divulgação das imagens, pois alguém pode tentar fazer o mal a ela”, disse Rafael.
Boa sorte ONÇA PINTADA!!!ÉS BEM VINDA,TODOS LUTANDO POR VOCÊS!!!EU TENHO FÉ NA VIDA,NAS PESSOAS DE BEM!!!…