2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Após 6 meses de tratamento veterinário, jaguatirica é devolvida à natureza em Mato Grosso

Jaguatirica

Jaguatirica é reintroduzida na natureza após seis meses de tratamento – Foto por: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso devolveu no mês passado uma jaguatirica para o seu habitat. O animal foi resgatado em Sorriso (397 km distante de Cuiabá) em julho deste ano e estava internada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, onde ficou durante 6 meses em tratamento.

Um macho, jovem e pesando 13,2 kg, o felino foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que o entregou à Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop. A equipe técnica da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria buscou o animal e o encaminhou para a UFMT para exames necessários.

Os exames apontaram uma fratura em ramo mandibular esquerdo, com início imediato do tratamento clínico. No fim de novembro, ao passar por uma nova tomografia de crânio, foi constatado que a fratura estava cicatrizada e o animal estava pronto para a cirurgia de retirada de placa e cerclagem.

Ao receber alta clínica, a jaguatirica estava apta para soltura imediata, após a equipe de médicos veterinários da UFMT verificarem que o animal se encontrava com comportamento agressivo frente a humanos e com habilidade de caça preservada sem prejuízo de locomoção.

A reintrodução na natureza foi feita pela equipe da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros em uma região de cerrado fechado, com presença de água e distante do tráfego de veículo.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram