2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Bombeiros fazem buscas por animais feridos durante incêndio no Pantanal

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Em meio as ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal, em três áreas diferentes – Rio Negro, próximo a Corumbá e no Paiaguás –, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul também atua na busca ativa por animais silvestres.

Além do combate direto ao fogo, as equipes fazem o trabalho de retirada dos animais, que possam estar feridos, das áreas em chamas.

“Felizmente até agora, são poucos animais, de fato, encontrados. Mas estamos trabalhando na busca ativa nas áreas onde atuamos”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental), responsável pelas ações de combate a incêndios florestais no Estado.

Nas áreas em chamas, caso seja encontrado algum animal, o médico veterinário mais próximo do GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal) é acionado para o atendimento e possível reinserção no habitat.

A ação tem o apoio do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que fica em Campo Grande, e está preparado para receber e atender animais silvestres das mais diversas espécies que vivem no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica.

“Temos toda a estrutura pronta para receber os animais, assim como ocorreu quando nos incêndios florestais dos anos anteriores. Entre os casos mais emblemáticos estão de uma anta que teve 40% do corpo queimado e foi transportada de avião. Ela passou por um atendimento de ponta, com ozônio e depois de recuperada, foi solta. E também atendemos uma onça com as patinhas queimadas, que também se recuperou. E agora ainda temos o reforço do hospital veterinário”, explicou Lucas Cazati, que é médico veterinário e responsável técnico do CRAS.

Com estrutura completa de centro cirúrgico, exames de imagens, laboratórios, além de áreas específicas para recuperação e de quarentena para aves, mamíferos e répteis, o Hospital Veterinário de Animais Silvestres do CRAS, foi inaugurado no dia 14 de setembro. O local é o maior da América Latina no atendimento exclusivo para animais silvestres.

Focos

O Corpo de Bombeiros atua em três principais focos de incêndios no Pantanal, com 55 combatentes em atuação.

Na região do Rio Negro há um foco ativo desde domingo (24). Duas guarnições de especialistas em combate estão no local. A região é de difícil acesso para o deslocamento das equipes e ontem (26) houve o reforço no combate com o acionamento do Grupamento de Operações Aéreas para emprego da aeronave ‘air tractor’. Até agora o fogo já queimou mais de 570 hectares no local.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram