Campo Grande e mais 3 municípios são excelentes cidades para observação de aves em MS
Se você procura uma programação diferenciada e de baixo custo nas férias de janeiro em Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho são excelentes locais para observação de pássaros.
O Estado abriga 30% da quantidade de aves catalogadas no Brasil, com mais de 400 espécies apenas em Campo Grande e 650 espécies diferentes no Pantanal.
O Parque das Nações Indígenas está na lista de opções para observação de aves, assim como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que envolve os municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho.
Segundo o Campo Grande News, a dica no município de Jardim é o Recanto Ecológico Rio da Prata. O atrativo oferece passeio voltado exclusivamente para a observação de aves dentro de uma reserva ambiental particular. Já na chegada ao receptivo do passeio irá observar alguns lembretes para não esquecer de levar binóculo, nunca entrar na mata sozinho, de preferência acompanhado de um guia especializado em aves, caminhar lentamente e sem movimentos bruscos pela vegetação e ter paciência e olhos bem atentos.
Uma boa dica para quem deseja observar os pássaros é realizar uma caminhada silenciosa para não espantar as aves. Limite a conversar o essencial e pise ‘leve’, sobretudo se a trilha está coberta de folhas secas. Se for preciso afastar ramos com as mãos, faça isso devagar. Quando encontrá-las, não se aproxime muito para não assustá-las.