2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Cervos-do-pantanal é flagrado por câmeras em unidade de conservação em Querência do Norte

Reprodução/Comafen

Armadilhas fotográficas instaladas pelo Consórcio Intemunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), flagraram uma pequena população de cervos-do-pantanal, em uma unidade de conservação em Querência do Norte.

Segundo o biólogo Vinícius Maccarini, que atua como analista ambiental do Comafen, as câmeras já registraram populações dessa espécies várias vezes.

“Acreditamos que sejam três cervos, um dos machos visita com frequência o lugar. Esses animais estavam bastante associados a ambientes aquáticos no Brasil, especialmente na região do Pantanal e também em outros países da América do Sul, mas a espécie sofreu um declínio por conta da caça, construções humanas, construções de barragens, com ocupação das áreas de várzea, que geralmente é o habitat desse animal”, explica ao Portal da Cidade Paranavai.

Ainda segundo o biólogo, populações pequenas de cervos-do-pantanal também já foram registradas pelos equipamentos em uma reserva em Santa Isabel do Ivaí.

“Pelo fato de termos uma população muito pequena em determinado local, tem também muita chance de se extinguir no futuro. Como temos poucos estudos na nossa região, especificamente com esse animal, não conseguimos ver a tendência dessa população, se está aumentando ou diminuindo. Mas sabemos que eles fazem uso recorrente das unidades da região”, destaca.

Além dos cervos, diversos animais silvestres já foram flagrados nas reservas do noroeste pelas armadilhas fotográficas. Os mais comuns, de acordo com Vinicius, são: cutias e tatus. No entanto, há registros de emas, tamanduá-bandeira, onça-parda, catetos, jaguatirica, gato-maracajá, lobo-guará, garça-real e pacas.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram