Considerada uma das maiores cobras do mundo, ataque se sucuri ao ser humano é raríssimo
Considerada uma das maiores serpentes do mundo e a maior do Brasil, uma sucuri pode medir cerca de 10 metros de comprimento. Apesar do seu tamanho, mesmo que uma sucuri consiga engolir um ser humano, os ataques as pessoas são raríssimos, afirma especialista.
A explicação foi dada pelo professor a um portal de notícias do Mato Grosso do Sul. Conforme conta o especialista — que atua há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal — não existe nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido uma pessoa. Ainda contou que, no período que atua com pesquisa, não registrou nenhum caso do tipo.
O professor esclarece que existem histórias de ataques, mas nada comprovado. Ainda segundo Haddad, as cobras da espécie tendem a evitar se aproximar de humanos, pois eles não são presas naturais dela.
As cobras que preferem presas maiores são consideradas muito habilidosas. Capivaras e jacarés são algumas de suas presas. As sucuris capturam sua presa espremendo-a até a morte. Costumam envolver o corpo da presa e apartar até que os ossos quebram. Depois as engolem por inteiro ou em partes. A digestão de uma presa grande pode levar meses, por isso, nesse período a cobra fica de repouso.
No Brasil, a serpente vive nas bacias dos principais rios, entre eles o Pantanal e Tietê.