Jaguatirica albina é encontrada e vive na América Latina
Uma jaguatirica albina foi encontrada e vive na Colômbia, na América Latina. A fêmea- que habita o Parque de Conservação de Medellín há um ano – é o único exemplar da espécie que se tem conhecimento no mundo, por isso é considerada rara.
Após exames feitos para investigar a qual espécie pertencia o animal, foi constatado que trata-se de um felino da espécie Leopardus pardalis, popularmente conhecida como jaguatirica. Também acredita-se que seja o primeiro caso de a albinismo completo em uma jaguatirica no mundo.
Resgatada
O primeiro gato selvagem albino da Colômbia foi entregue voluntariamente pela comunidade em novembro de 2021 à prefeitura de de Amalfi.
jaguatirica albina está abrigada no Parque de Conservação de Medellín desde dezembro daquele ano, após as autoridades ambientais a entregaram para a proteção da biodiversidade.
Cegueira total
Conforme o site ND+, assim que chegou ao local, foi confirmada uma cegueira total no felino. Segundo o órgão, a jaguatirica passou por uma avaliação oftalmológica, que apontou que o animal não tinha atividade elétrica na retina.
“Em compensação da vista, usa os sentidos do ouvido, olfato e senso de tato”, destaca a equipe do Parque.