2
Fale Conosco
  • segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 - Campo Grande MS

Mato Grosso do Sul é paraíso para a observação de pássaros

Observação de pássaros

Foto: Fundação de Turismo

Mato Grosso do Sul tem se tornado um destino cada vez mais procurado para os apaixonados por observação de aves. Entre as diversas espécies que habitam o estado, algumas são exclusivas e podem ser vistas apenas aqui, enquanto outras aparecem com grande frequência na região, tornando MS um ponto chave para os observadores.

A grande estrela da avifauna sul-mato-grossense é o periquito tiriba-fogo, uma espécie que só pode ser vista em MS. Presente ao longo do ano, especialmente na região de Bodoquena e no Pantanal, esse pequeno pássaro de cauda amarelo-esverdeada é bastante vocal e fácil de ser localizado, já que se faz ouvir com seus chamados enquanto voa. De acordo com a Fundação de Turismo de MS, a melhor hora para observá-lo é ao amanhecer, quando ele está mais ativo e se desloca em bandos de 6 a 12 indivíduos, oferecendo boas oportunidades para capturar imagens com vários pássaros ao mesmo tempo.

Outra espécie emblemática de MS é o rapazinho-do-chaco. Este pássaro, facilmente reconhecível por suas cores vibrantes e bico marcante, é uma das aves mais icônicas do estado. O rapazinho-do-chaco pode ser visto em todas as regiões turísticas do estado durante o ano todo, mas é em repouso, enquanto vocaliza, que ele se torna ainda mais encantador para os observadores. Seu canto harmonioso é um dos atrativos para quem deseja fotografá-lo em sua postura mais tranquila.

Ainda em MS, o cara-suja-do-pantanal é uma ave que, embora também possa ser encontrada na Bolívia, Argentina e Paraguai, tem na região de Corumbá e Ladário suas maiores concentrações. Esse pássaro, de aproximadamente 25 centímetros, chama atenção por seu “capuz” marrom e o colar cinza largo, além das asas com tonalidades azuis e verde-amareladas e cauda vermelha. De acordo com a Fundação de Turismo, o cara-suja-do-pantanal costuma se empoleirar e ficar em silêncio por longos períodos, por isso é essencial estar atento ao seu voo em bandos, quando se tornam mais fáceis de localizar.

Outro representante importante de MS é o choca-da-Bolívia, uma espécie rara no Brasil, mas que pode ser observada em grande quantidade em Ladário e Corumbá. Para avistar esse pássaro, que costuma ficar parado nos galhos e arbustos, a dica é ouvir seu canto característico, pois ele dificilmente se move de seu local.

Por fim, o papa-taoca-do-Pantanal também se destaca no estado, especialmente pela sua característica única de nunca permanecer parado. Sempre em busca de formigas e insetos no solo pantaneiro, o papa-taoca tem plumagem preta e uma agilidade impressionante. Sua rapidez e olhar atento, enquanto explora o terreno, fazem dele um alvo fascinante para os observadores de aves.

Mato Grosso do Sul, com sua rica diversidade de aves, é um destino imperdível para os amantes da natureza e da fotografia. Se você deseja capturar a essência da avifauna local, não deixe de explorar as belezas naturais do estado e de ficar atento às vocalizações e movimentos das aves, que garantem experiências únicas para quem se dedica à observação de pássaros.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram