2
Fale Conosco
  • segunda-feira, 9 de setembro de 2024 - Campo Grande MS

No Dia Nacional da Onça-Pintada, MS comemora inúmeras aparições do felino no Estado

Onça-pintada

Reprodução/Instagram Edu Fragoso

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional da Onça-Pintada. E este ano em Mato Grosso do Sul, o sonho de ver o felino de perto se tornou real devido às aparições na região do Pantanal.

Se por um lado, turistas se deslumbraram com os animais, que passaram a ser vistos à luz do dia na beira do rio. Por outro lado, moradores ribeirinhos precisaram de ajuda para se proteger de ataques das onças.

O Midiamax noticiou que nos meses de julho e setembro, diversos foram os relatos sobre aparições do animal. Em um dos casos, um guia de pesca da região do Passo do Lontra, viu sete onças-pintadas em um único dia. Outro apreciador conseguiu ver uma onça caçando.

Na mesma época, o Ecoa emitiu nota de que as onças-pintadas estavam ameaçando moradores ribeirinhos e se alimentando de animais domésticos. A aparição de onças próximo às comunidades mudou a rotina de moradores e assustou quem sempre conviveu pacificamente com os animais.

Onça

Fotógrafo Edu Fragoso

Ainda segundo o site, para tentar amenizar crises e promover a consciência nos proprietários rurais, em 2016 surgiu o Programa Felinos Pantaneiros. Desde então, o programa que monitora onças-pintadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul, conscientiza produtores e ensina estratégias para evitar perdas de gado. Diego Viana, veterinário coordenador do Felinos Pantaneiros, explica que existem estratégias de tecnologia e manejo.

O veterinário conta que atua sempre nas áreas de maior impacto da propriedade e, com isso, reduz o prejuízo do produtor e aumenta a proteção dos animais.

“Implementamos tecnologias associadas com técnicas de manejo, como retirada de animais mais vulneráveis de próximo das matas, fontes de água ou morrarias. Trazer os animais pequenos para perto da propriedade ou fechar durante a noite”, explica. O programa já identificou 120 onças diferentes na região da Serra do Amolar e a onça-pintada é predominante nas beiras dos rios.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram