Na última quarta-feira (15), o Pantanal de Mato Grosso do Sul foi palco de um momento encantador entre mãe e filhote de onça-pintada. Aracy, uma onça adulta, e seu filhote Tereno foram flagrados durante um banho em um rio, em um registro que emocionou ambientalistas e apaixonados pela vida selvagem.
O momento foi capturado pelo fotógrafo Lucas Morgado, da ONG Onçafari, e rapidamente compartilhado nas redes sociais. No vídeo, é possível observar Aracy mergulhando na água e sendo seguida por Tereno, que replica os movimentos de sua mãe em uma brincadeira que parece ser tanto um ato de diversão quanto um aprendizado.
“Mais uma prova de que as onças são os felinos que mais amam água no mundo! Em um fim de tarde quente, Aracy aproveitou para se refrescar e se divertir com seu filhote. Essas brincadeiras são muito importantes para que Tereno aprimore seus comportamentos de caça na água”, explicou Lucas Morgado sobre o significado do registro.
O comportamento mostrado no vídeo é fundamental para o desenvolvimento de Tereno, que está aprendendo habilidades essenciais para sua sobrevivência, como a caça em ambientes aquáticos. As onças-pintadas, conhecidas por sua habilidade de nadar e caçar na água, mostram, através dessa interação, como esses momentos lúdicos também são vitais para o treinamento de seus filhotes.
Esse encantador flagrante de Aracy e Tereno é mais uma amostra da vida selvagem do Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e biodiversos do mundo, e reforça a importância da conservação da região para a preservação dessas majestosas criaturas.