PANTANAL SUL

Operação apreende 29 animais silvestres em chácara na cidade de Cassilândia


Por Pantanal Oficial 06/05/2021 sem comentários


Em uma operação conjunta entre o Ibama de Mato Grosso do Sul, Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul) e da Polícia Militar Ambiental de Cassilândia, diversos animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro foram resgatados e enviados ao Centro de reabilitação de animais silvestres em Campo Grande – CRAS. A chácara fica no localizada no perímetro urbano do município de Cassilândia, e a operação foi montada por conta de denúncia.

Macaco-prego estava mantido ilegalmente em cativeiro

No local, onde reside um casal, foram encontrados sete araras, um casal de primatas da espécie macaco-prego, um periquito, um papagaio e uma pomba silvestre, além de 17 jabutis.

A exceção das araras que estavam com as asas cortadas e soltas na chácara, todos os animais eram mantidos em locais fechados.

O proprietário da chácara, de 78 anos, afirmou que tomava conta de animais trazidos feridos até ele, mas a presença de vários filhotes sugere que o casal  estava reproduzindo alguns bichos para comércio, como é o caso dos jabutis. O casal também expunha os animais nas redes sociais.

O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 64.000, por manter fauna silvestre em cativeiro sem justificativa e sem autorização, e responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

 Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.



Deixe um Comentário