Sofrendo com seca, jacarés recebem doações de alimentos no Pantanal
Fracos e debilitados, mais de 60 jacarés foram socorridos pelo Gretap MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), e receberam doações de alimentos de um frigorífico e um supermercado de Corumbá.
Os animais foram alimentados com 300 quilos de vísceras e pelanca doadas, depois que o caso de sede e fome exposto por um funcionário de uma fazenda onde os animais estavam.
Conforme o Campo Grande News, os répteis estavam em uma poça de água mantida pelo proprietário e funcionários da fazenda Sagrado. Quando a equipe chegou com o alimento, alguns já tinham seguido a rota à procura de água. A proteína recebeu suplementação que dará aos jacarés força para continuar o trajeto.
Os animais do locais estavam caquéticos e desnutrídos. “Um jacaré adulto chega a 30 quilos. Os que encontramos lá estavam caquéticos, com menos da metade do peso. O mais pesado possuía cerca de 12 quilos”, contou a médica veterinária, bióloga e professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Paula Helena Santa Rita.
“O dono da propriedade já estava pensando em carnear uma vaca para alimentá-los. É uma ajuda paliativa, um grão de areia, porque há muitos animais nessa mesma migração, buscando água no Pantanal”, detalha Paula.
Ainda segundo Paula, a postura da população local está sendo muito importante. “Estão bem preocupados. Os pantaneiros que viveram a vida toda ali nunca viram situação como essa”, comenta Paula, sobre a seca e as queimadas que se agravam cada vez mais desde o ano de 2020.
A veterinária explica que não é o caso de transportar os jacarés para outra região, porque eles estão fazendo a migração para locais com água por conta própria. O que se pode fazer é dar esse suporte com alimentação para que os animais tenham forças para seguir em frente.