2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Víbora-do-pantanal, conheça mais sobre o animal

Rafael Albo_Vibora

A misteriosa e enigmática víbora-do-pantanal ultrapassa 4,5 quilos e chega a medir 1,2 metro, mas que animal é esse? Tem nome de cobra, mas não é cobra. Parece um jacaré, mas não é um jacaré. O réptil se trata de um lagarto.

“É um dos maiores lagartos do Brasil, muito tímido, semiaquático e de hábitos solitários. Foi descrito na década de 50 na região do rio São Lourenço, no Mato Grosso, e é uma espécie exclusiva do Pantanal, ocorrendo no Brasil, assim como na Bolívia e no Paraguai”, explica o especialista em anfíbios e répteis Thiago Silva-Soares, do Projeto Herpeto Capixaba e do Instituto de Biodiversidade Neotropical.

De acordo com o pesquisador, o nome científico do lagarto, Dracaena paraguayensis, é uma homenagem à bacia do Rio Paraguai e não ao país em si. Já o nome popular mais conhecido, víbora-do-pantanal, tem outra explicação. “Esse nome de víbora está relacionado à crença de parte da população pantaneira que ele seja um réptil peçonhento igual às víboras, ou seja, que injete toxina através de mordida. Em geral, pantaneiros tem muito medo da mordida da Dracaena paraguayensis por conta disso”, explica ele, conforme publicado pelo G1.

É verdade que a víbora-do-pantanal tem dentes, mas eles são usados para quebrar conchas para encontrar caramujos, que são o principal alimento da espécie. “Que esse animal é venenoso, isso sim é uma crendice, um mito. Ele possui dentes sim, mas não possui presas específicas inoculadoras de veneno, tampouco glândulas de veneno associadas às presas, é inofensivo aos humanos nesse sentido”, diz o pesquisador.

Você tem curiosidade por mais um animal? Curta a matéria e comente sobre qual animal vocês gostariam de saber mais.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram