2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Em alerta: biomas do Pantanal são monitorados para prevenção de incêndios 

Bruno Rezende

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais o Pantanal, Cerrado e também na Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

O alerta começou ontem (17), após a publicação da portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que suspende as autorizações ambientais de “queima controlada” até 31 de dezembro deste ano.

“Por estarmos em período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, e mesmo no inverno temos dias que a temperatura ultrapassa os 30°C. Aliada a vegetação seca, é um cenário com grande risco de incêndios florestais no Estado”, explica a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante, e caso haja ocorrências as equipes estão a postos em diferentes regiões do Estado, como ocorreu no dia 7 de julho. Na ocasião, com uso de técnicas de combate aos incêndios florestais aliadas a tecnologia, o Corpo de Bombeiros Militar conseguiu extinguir o fogo da região de Nabileque, próximo ao Forte Coimbra, no Pantanal.

A linha de fogo chegou a atingir aproximadamente 4km de extensão. As chamas foram controladas após dois dias de trabalho e para garantir a segurança da área, as equipes mantiveram o monitoramento da região até o dia 12 de julho.

“Nos meses de agosto e setembro é estabelecido o período proibitivo do uso do fogo em todo o Estado. E no Pantanal, se estende, ainda, pelo mês de outubro. Contudo, considerando o cenário crítico, esse período pode ser antecipado ou estendido, como ocorreu nos últimos anos, por conta dos grandes incêndios e seca que assolaram o Estado nos três biomas presentes aqui, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Para a extensão desse período, analisamos e consideramos os estudos contínuos realizados”, afirmou a tenente-coronel Tatiane.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram