Projeto de recuperação do Pantanal planta 25 mil mudas
A recuperação de áreas atingidas por incêndios florestais no Pantanal entrou na reta final com o plantio de milhares de mudas em área de Patrimônio Natural da Humanidade, na região da Serra do Amolar, nos meses de abril e maio de 2023.
O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) realiza esse trabalho desde 2021, com execução das atividades pela Brigada Alto Pantanal e apoio de parceiros. A etapa de plantio foi concluída em maio de 2023 e agora em junho tem início o processo de monitoramento das mudas plantadas para garantir a recuperação total.
Ao todo, estão sendo recuperados 30 hectares na Reserva Particular do Patrimônio Natural Acurizal, com 15 hectares de plantio de 25 mil mudas mudas e outros 15 hectares por meio de regeneração natural.
Parte das mudas plantadas foi produzida no viveiro da RPPN Acurizal e parte obtida do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena. Estão sendo plantadas mudas de angico, ipê roxo, ipê branco, paratudo, manduvi, jacarandá, aroeira, cambará, entre outras.
Este processo de restauração ecológica é complexo e demorado, mas apresenta grandes benefícios para o meio ambiente e para a sociedade local.