Os focos de incêndios que já haviam sido extintos na região do Abobral, no Pantanal de Corumbá voltaram. É o que informa o relatório da Operação Pantanal 2022, emitido nesta sexta-feira (22).
A situação causa preocupação das autoridades, e nessa região, duas equipes da GCIF (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal) estão realizando o combate aos focos de queimadas. A área estava em rescaldo, mas houve nova ignição dos focos em pontos isolados no Parque Estadual, área alagada, onde mesmo com rescaldo, volta a fumaça e consequentemente o fogo. O vento também é um dos fatores que contribuem para as chamas reacenderem.
Conforme o Diário Corumbaense, além dessa localidade, os militares do Corpo de Bombeiros também se deslocaram para uma área próximo de Corumbá, a cerca de 30 km da área urbana e em menos de três horas de combate, os focos foram extintos.
Há também o trabalho de prevenção, treinamento e ratificação dos principais pontos da norma técnica 45 do CBM/MS que trata de incêndios florestais. As ações são feitas nas regiões do Abobral; Nabileque; Paraguai-Mirim; Miranda e Coxim.