Inverno derruba temperaturas em Mato Grosso. Confira a previsão!

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
cuiabá, mato grosso, clima

Com a chegada oficial do inverno nesta sexta-feira (20), o clima em Mato Grosso já começou a mudar. A previsão do tempo indica uma queda significativa nas temperaturas a partir deste domingo (22), especialmente no interior do estado. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Tangará da Serra deve registrar a menor mínima da semana: 12°C na quarta-feira (25).

Enquanto isso, em Cuiabá, a capital mato-grossense, os termômetros devem marcar entre 14°C e 21°C nas mínimas nos próximos dias. O ponto mais frio da semana também está previsto para quarta-feira, com mínima de 14°C e máxima de 23°C. A partir de quinta (26), o calor retorna gradualmente, com máximas que devem voltar a atingir os 32°C.

Interior registra as menores temperaturas

Tangará da Serra, localizada a 242 km da capital, deve vivenciar o frio mais intenso do estado. Na quarta-feira (25), os termômetros devem variar entre 12°C pela manhã e 20°C à tarde, cenário típico da estação mais fria do ano.

Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, o resfriamento será mais gradual. A quarta-feira também marcará o dia mais gelado, com mínima de 12°C e máxima de 27°C.

No extremo norte do estado, Sinop deverá sentir o frio mais tarde, com mínima de 16°C prevista para sexta-feira (28). Mesmo assim, o calor retorna rapidamente, com possibilidade de máximas próximas dos 32°C no mesmo dia.

A Chapada dos Guimarães, conhecida por suas temperaturas mais amenas, também entra na rota da frente fria. A cidade deve atingir 12°C na quarta-feira, com máxima de 23°C, mantendo-se entre 16°C e 30°C ao longo da semana.

Já em Juína, a 737 km de Cuiabá, a queda de temperatura começa na segunda-feira (23), mas o frio mais acentuado será sentido na quarta, com mínima de 16°C e máxima de 26°C.

Inverno 2025 promete clima mais equilibrado

O inverno 2025 começou às 23h42 da última sexta-feira (20) e vai até 22 de setembro. Ao contrário dos anos anteriores, que registraram calor fora do comum e chuvas abaixo da média, este ano deve apresentar um padrão mais regular. Segundo a Climatempo, tanto as temperaturas quanto o volume de chuvas devem se manter próximos à média histórica, especialmente nas regiões costeiras do Sudeste e Nordeste, influenciadas por frentes frias vindas do oceano.

Contudo, caracterizado por menor incidência solar e dias mais curtos, o inverno costuma trazer temperaturas mais amenas, especialmente no interior do país. Por fim, para Mato Grosso, o período deve alternar entre dias frios e o retorno gradual do calor, especialmente nas regiões mais ao norte e oeste do estado.

Fonte: G1/MT

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *