Gastronomia Pantaneira: sabores do Pantanal.

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
caldo de piranha, guisado, gastronomia, pantanal

A gastronomia pantaneira reflete a riqueza cultural da região, com influências de países sul-americanos e ingredientes nativos. O peixe é a grande estrela dos pratos, com destaque para pacu, pintado e dourado, preparados fritos, cozidos ou assados. Além disso, o tradicional caldo de piranha se destaca pelo sabor marcante.

O churrasco com mandioca e a carne seca são essenciais na culinária local.

Churasco, Pantanal, mato grosso do sul, mato grosso, cuiabá.
(Churrasco Pantaneiro, Foto: Pantanal Oficial)

Outra tradição é o tereré, bebida feita com erva-mate e servida gelada, geralmente em chifre de boi. Já a chipa, a sopa paraguaia e a saltenha revelam a influência da cultura vizinha na mesa pantaneira.

tereré, gastronomia, mato grosso do sul
(Foto: Equipe Pantanal Oficial)

Para adoçar, a bocaiúva, um fruto típico, pode ser consumida in natura ou utilizada em receitas de doces e licores. Assim, com essa variedade de sabores, a gastronomia pantaneira se transforma em um atrativo especial para quem visita a região.

bocaiuva, gastronomia, pantanal, fruta
(Foto: Slowfoodbrasil)

Receita de Caldo de Piranha( Foto Destaque)

  • 1 kg de piranha
  • Suco de limão
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 maço de cheiro-verde picado
  • Óleo, sal e pimenta do reino
  • 2 pimentões picados
  • 3 tomates picados sem pele e sem sementes
  • 1 colher de extrato de tomate
  • 2 litros de água
  • Como Fazer Caldo de Piranha

Como fazer:

  • Primeiramente, limpe as piranhas, deixe-as com a cabeça e tempere com limão, cebola, alho, cheiro-verde, sal e pimenta.
  • Deixe repousar por uma hora.
  • Esquente o óleo, frite as piranhas por alguns minutos com todos os temperos.
  • Adicione o pimentão, o tomate, o extrato de tomate e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo.
  • Após uma hora, verifique o sal.
  • Por fim, coe numa peneira grossa.

Em Mato Grosso do Sul, geralmente, as pessoas costumam tomar o caldo de piranha em cumbucas ou xícaras. Além disso, elas preferem bebê-lo bem apimentado. Por outro lado, há quem opte por engrossar o caldo com farinha de mandioca.

Tempo de preparo: 1 h / Rendimento: 04 porções.
Receita: Ensaio Geral

Pantanal Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

    Inscreva-se em Nossa Newsletter

    Para saber das novidades, campanhas e notícias.