Pantanal de MS ganha rota turística gastronômica a partir de dezembro
A jornalista gaúcha Tati Feldens, o chef sergipano, professor da UFRJ, Moacir Sobral e o chef Paulo Machado lançam em dezembro deste ano, um itinerário para turistas que buscam se aventurar pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul.
O itinerário possibilita conhecer características gastronômicas de importantes regiões, especialmente de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá.
O projeto é lançado com o apoio do Sebrae/MS e da Fundtur/MS.
As visitas técnicas da equipe serão realizadas entre os dias 22 de julho e 14 de agosto, período em que o chef Paulo Machado também percorrerá os estabelecimentos ministrando treinamentos e aulas-show.
A produção audiovisual é dirigida por Elis Regina Nogueira, reconhecida pela sólida carreira como fotógrafa, numa parceria com a PGI Play Audiovisual.
“A rota vem para propor uma imersão nos rituais de alimentação em dez empreendimentos típicos do Pantanal, através da convivência com a população local e da descoberta de suas relações com ingredientes autóctones e técnicas culinárias”, explica Paulo Machado.
Ele destaca que o objetivo é resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica do Estado, unindo o turismo de experiência focado na vivência individual de cada um através de pequenas oficinas culinárias, numa forma de diversificar a viagem.
Conforme Paulo, viajar pelo Pantanal é uma experiência de alto valor agregado e esses 10 empreendimentos participantes da rota têm muito a ensinar.