PANTANAL SUL

Receita de Sopa paraguaia tradicional


Por Pantanal Oficial 27/04/2021 sem comentários


Se você já foi ao Paraguai ou mora em Mato Grosso do Sul, com certeza conhece a sopa paraguaia! Esse é um bolo salgado preparado com milho, cebola, queijo, ovos e leite. A receita com milho é muito comida no lugar do pão, como acompanhamento, ou até substituto de prato principal.

A origem da receia de sopa paraguaia original é incerta. Historiadores dizem que nasceu de um erro, entre o período de 1841 a 1862, quando um cozinheiro paraguaio adicionou mais farinha de milho que o usual na chamada sopa branca ou “Tykueti”. Decidiu, assim, assar o preparo no forno e batizar ele com o nome de sopa paraguaia.

Outras versões defendem que a sopa paraguaia foi a solução encontrada para os soldados paraguaios levarem uma refeição mais consistente para o campo de batalha. Seja qual for a verdade, Sopa Paraguaia vai bem a qualquer hora do dia.

Compartilhamos com você a receita de sopa paraguaia tradicional, do jeito que é preparada lá no Paraguai. Neste caso, a regra é que a sopa paraguaia seja preparada com flocos de milho, jamais fubá ou fubá saboró. O recheio está liberado e pode incluir carne, verduras, cereais, entre outras opções. verduras, carne seca ou o que mais a imaginação mandar.

Ingredientes para fazer Sopa paraguaia tradicional:

Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.

Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.

Dica: O preparo será mais prático se você bater estes ingredientes no liquidificador. No caso de preferir misturar na tigela, use um batedor de arame (fouet)

Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.

Dica: Se quiser, neste momento pode acrescentar outros ingredientes a gosto, como milho, carne seca, tomate, etc.

Coloque numa forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.

Dica: Para saber se a sopa paraguaia está pronta, pique-a com um garfo ou faca: ela deverá estar cremosa, numa consistência semelhante a pudim.



Deixe um Comentário