2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Rota Gastronômica Pantaneira valoriza a culinária da região

Foto: Elis Regina

Ao valorizar as tradições culinárias pantaneiras, a Rota Gastronômica Pantaneira não se limita apenas a oferecer pratos deliciosos, mas também promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e zelo pelo meio ambiente. O cuidado com a pesca esportiva evidencia o engajamento dos estabelecimentos com o consumo responsável e a preservação dos recursos pesqueiros da região, preservando a biodiversidade do Pantanal. Segundo levantamento realizado pela Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), estima-se que, apenas na temporada de pesca esportiva do ano passado, foram evitadas a captura e o transporte de 750 toneladas de peixes, o equivalente a 225 mil exemplares adultos.

Para o chef Paulo Machado, o turismo de pesca possui uma relação histórica com o Pantanal. “Hoje a gente vê que a pesca consciente – pescar, fotografar e soltar – tem tudo a ver com a sustentabilidade. Vivemos hoje a realidade de um turismo que traz de volta o prazer em pescar sem que isso danifique o meio ambiente. A Rota Gastronômica Pantaneira é a realidade do viajante que busca a experiência turística em defesa do meio ambiente, tradições culturais e a sustentabilidade”, disse.

A Rota Gastronômica Pantaneira é um itinerário para turistas que querem conhecer a região do Pantanal no estado e provar os seus sabores. Na primeira edição do projeto, foram selecionados 10 estabelecimentos que mantém vivas suas origens rurais. A equipe responsável pela iniciativa realizou visitas técnicas, treinamentos e aulas-show nos locais escolhidos. Em cada empreendimento, foi eleito um prato carro-chefe, proporcionando aos visitantes uma verdadeira imersão no cotidiano dos pantaneiros.

Entre os destaques da primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, encontram-se o Terroir Pantanal Wine & Beer, a Pousada Pioneiro, o Pantanal Experiência, o eco-hotel Refúgio da Ilha, a Fazenda San Francisco, o Pantanal Jungle Lodge, a Pousada Aguapé, o Recanto Vale do Sol e o Hotel Fazenda Baía das Pedras.

Na segunda etapa do projeto, intitulada “Águas”, 10 empreendimentos localizados em Porto Murtinho e Corumbá foram selecionados para integrar a rota. Entre eles, destacam-se as pousadas Fecho dos Morros, Corumbá e Sonetur, os restaurantes Tembi’u He e Migueis, além dos barco-hotéis pesqueiros San Gabriel, Kayamã, Peralta, Almirante e Bruno Pesca. (Com g1 e Sebrae/MS)


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram