Governo de MS prepara ações de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e demais biomas

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Governo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está intensificando as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal e em outros biomas do estado, como Cerrado e Mata Atlântica, com a preparação da Operação Pantanal 2026.

A iniciativa inclui vistoria e manutenção de equipamentos, testes de novos recursos, como drones com sensores de calor e o treinamento das equipes que atuarão durante a temporada mais crítica de fogo. Segundo o major Eduardo Teixeira, da Diretoria de Proteção Ambiental, esse trabalho na pré-temporada é essencial para garantir pronta resposta às ocorrências.

Entre as estratégias de preparo estão também ações de instalação e treinamento de brigadas de incêndio em propriedades rurais, com foco em capacitar moradores e comunidades para responder de forma mais eficaz caso haja sinistros. A reativação de bases avançadas e a realização de queimadas prescritas em unidades de conservação, como o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro e das Nascentes do Rio Taquari, fazem parte das medidas para reduzir o risco de grandes focos de fogo.

A presença dessas bases em diferentes regiões do Pantanal permite uma resposta mais rápida em solo, o que contribuiu em 2025 para a redução expressiva de áreas queimadas no bioma. As queimadas prescritas, realizadas em períodos de menor risco, também ajudam a manejar o material combustível acumulado e diminuem o impacto sobre fauna e flora.

O trabalho de prevenção e monitoramento tem sido intensificado desde o início do ano, especialmente após um período de estiagem e aumento dos focos de calor na região pantaneira em janeiro. O fenômeno climático El Niño, que tende a elevar as temperaturas e reduzir a regularidade das chuvas, também reforça a necessidade de manter a estrutura de resposta rápida, com tecnologia, equipes treinadas e bases estratégicas por todo o estado.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Fonte: Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende, Secom/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *