Com a chegada mais crítico de estiagem, entre julho e outubro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou a liberação de R$ 4 milhões. Assim, no objetivo de apoiar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no bioma do Pantanal. O recurso visa fortalecer a capacidade dos municípios em enfrentar o avanço do fogo, intensificado pelas mudanças climáticas.
Além disso, o edital prevê a instalação de espaços estratégicos de apoio à agenda de combate a incêndios em cinco estados, com foco em ações coordenadas e sustentáveis.
Mas aos interessados, um importante recado:
Para auxiliar os municípios interessados em apresentar propostas, o Ministério promoverá dois webinários, sendo o primeiro no dia 25 de junho, às 15h30. A transmissão será pelo canal oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no YouTube.
A inciativa foi anunciada pelo secretário-executivo, João Capobianco, em articulação entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
“Essa cooperação visa garantir recursos aos municípios que integram o Programa União com Municípios, para que possam se preparar melhor diante do aumento dos incêndios florestais, agravados pelas mudanças climáticas”, afirmou.
Paralelamente, o Ministério também lançou um edital de R$ 2,5 milhões para ações de educação ambiental. O objetivo é implantar Centros de Educação e Cooperação Socioambiental nos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
PORTAL PANTANAL OFICIAL