O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), reforça a frota de atendimento à população com a entrega de 28 novos veículos, entre ambulâncias e caminhonetes, voltados a municípios e comunidades indígenas. A ação faz parte do planejamento estadual para melhorar a estrutura de saúde, apoiar ações de vigilância e reduzir a mortalidade materna e infantil indígena.
As sete caminhonetes entregues às secretarias municipais de saúde fortalecem a mobilidade e o transporte de equipes e insumos em diversas regiões do Estado, atendendo cidades como Corumbá, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, Japorã, Jateí e Sonora.
Ao mesmo tempo, 21 ambulâncias tipo furgão 0km foram destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), adaptadas para suporte básico, e distribuídas entre polos-base de Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru.
O investimento total de R$ 7,5 milhões amplia a capacidade de resposta em situações de urgência, agiliza o transporte de pacientes e equipes, fortalece a atenção primária e contribui para ações estratégicas de saúde pública, incluindo o controle de arboviroses e o atendimento em polos indígenas.
A expansão da frota reforça o compromisso do governo estadual em garantir mais eficiência, agilidade e segurança no atendimento médico em todo Mato Grosso do Sul.
Fonte: Comunicação SES Foto: Danúbia Burema/Arquivo SES