Hidrovia do Rio Paraguai avança para concessão e promete transformar a logística no MS

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A ANTAQ aprovou mais uma etapa para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, que prevê R$ 63,8 milhões em investimentos iniciais e abrange um trecho de 600 km entre Corumbá e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. O projeto terá duração de 15 anos e inclui obras de dragagem, sinalização, balizamento, infraestrutura industrial e sistemas de inteligência fluvial.

Segundo o secretário estadual Jaime Verruck (Semadesc), a concessão será um divisor de águas para a logística e a economia do Estado, reduzindo custos no escoamento de minério, grãos e outros produtos, além de fortalecer a integração com o Mercosul. Ele também destacou o compromisso ambiental do projeto, alinhado às metas de neutralidade de carbono até 2030.

Agora, o processo segue para análise do Ministério de Portos e Aeroportos e do TCU. Esta será a primeira concessão hidroviária do Brasil, e deve impulsionar a confiança de investidores, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar a competitividade regional.

O que é a Hidrovia do Rio Paraguai?

A Hidrovia do Rio Paraguai é um importante caminho de transporte aquaviário que utiliza o Rio Paraguai como rota natural para o escoamento de cargas. Ela corta parte do Pantanal e conecta cidades como:

  • Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, até a foz do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai.

Essa hidrovia é estratégica para o transporte e exportação, reduzindo custos logísticos e a emissão de poluentes em comparação com rodovias. Além disso, ela integra o Brasil ao Mercosul por meio da navegação interior, facilitando o comércio com países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai.

Fonte: Semadesc - Foto: Divulgação/Ecoa

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