No dia Mundial do Meio Ambiente (5), um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o corpo de uma onça-pintada sendo retirado de um rio por homens que estavam pela região. As imagens mostram o animal já sem vida sendo levado até a margem.
Contudo, ainda não se sabe como a onça morreu, mas tudo indica que o caso ocorreu no Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense.
Assista ao vídeo:
O caso gera forte comoção entre internautas. A onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas, é um símbolo do Pantanal e exerce papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico do bioma, funcionando como espécie indicadora da saúde do ecossistema.
Por outro lado, por conta do acesso a tecnologia e acontecimentos recentes, o termo de “onça-pintada” tem se tornado cada vez mais visível e vai além das áreas do Pantanal, gerando uma certa preocupação.
A espécie é protegida por lei e sua morte pode configurar crime ambiental, passível de multa e prisão, conforme a legislação brasileira.
Abaixo o vídeo do corpo da onça-pintada já próxima a margem.
Atualizações: Em entrevista ao Primeira Página, Tarso Lopes, um dos responsáveis pela pousada que divulgou as imagens, afirmou que está em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) para viabilizar o recolhimento do animal e investigar as causas da morte.
Porém, em nota, a Sema informou que até o momento não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o caso.
PORTAL PANTANAL OFICIAL