O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai investir R$ 40 mil em um projeto de prevenção a desastres naturais em Ponta Porã. A iniciativa, liderada pelo professor de Geografia Edivaldo Geffer, propõe mapear áreas de risco e sugerir medidas públicas para reduzir os impactos das inundações no município.
De acordo com Campo Grande News, a proposta está aprovada pela chamada Humanidades MS 2024, lançada pela Fundect. O foco da pesquisa é fortalecer a capacidade da cidade de se adaptar às mudanças climáticas e reduzir vulnerabilidades ambientais.
De acordo com o professor, o estudo vai levantar dados diretamente com os moradores. “Vamos investigar o que a população percebe como ameaça, como lida com os eventos extremos e que sugestões oferece para a gestão pública”, explica Geffer. O relatório final trará propostas para melhorar a infraestrutura e as ações de prevenção.
A pesquisa contará com a colaboração de um bolsista do ensino superior e três estudantes do ensino médio.
Outras 49 propostas foram contempladas, que prevê a aplicação de R$ 3,2 milhões em projetos voltados às Humanidades no MS. Assim, o projeto também busca fomentar iniciativas com impacto direto nos aspectos sociais, ambientais e culturais do Estado, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
PORTAL PANTANAL OFICIAL