IHP Implementa Sistema de Gestão de Segurança para Atividades de Ecoturismo e Monitoramento Ambiental no Pantanal

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Pantanal
Pantanal
Divulgação/IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em parceria com o Sebrae/MS, deu um importante passo na melhoria da segurança de suas operações no Pantanal ao implementar um sistema de gestão de segurança, atendendo à norma NBR ISO 211001. O objetivo é fortalecer a estrutura do programa “Amolar Experience”, que combina ecoturismo com monitoramento ambiental na região da Serra do Amolar, e garantir um padrão de segurança de acordo com as melhores práticas internacionais.

O programa “Amolar Experience” de 2024 foi responsável por receber mais de 100 turistas de quatro países diferentes, que tiveram a oportunidade de conhecer a Serra do Amolar, aprender sobre as iniciativas de conservação ambiental e vivenciar a rica cultura local, por meio do contato direto com pantaneiros e pantaneiras.

A NBR ISO 211001 é uma norma voltada para o turismo de aventura, que exige a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) para garantir a integridade dos turistas e das equipes envolvidas. Para apoiar o IHP nesse processo, o Sebrae/MS ofereceu consultoria especializada ao longo de sete meses.

A coordenadora de operações do IHP, Isabelle Bueno, acompanhou de perto a implementação do sistema. Ela destaca que o objetivo é avançar tanto na capacitação das equipes quanto no atendimento aos turistas. “O turismo, além de ser uma fonte de aprendizado, é uma ferramenta importante para a conservação. Com o apoio do Sebrae, conseguimos aprimorar as práticas que já vinham sendo realizadas na Serra do Amolar”, afirma Isabelle.

Edmundo Dinelli Costa Jr., consultor do Sebrae/MS, ressalta a importância de atender à legislação brasileira, que desde 2010 exige a implementação do SGS para atividades de turismo de aventura. “Além de estar em conformidade com a Lei Geral do Turismo, esse sistema reforça o compromisso do IHP com a excelência em suas operações e na segurança de todos os envolvidos”, afirma Edmundo.

A implementação do SGS não se limita ao ecoturismo. As novas medidas também são aplicadas em outras atividades do IHP, como restauração florestal, combate a incêndios e monitoramento ambiental. O processo envolveu a participação de brigadistas ambientais e moradores da comunidade do Paraguai Mirim, que participaram de um curso de formação de condutores, promovido em 2024 pelo Instituto Localiza. Esses condutores locais agora atuam no ecoturismo da região, garantindo maior segurança e qualidade nas atividades.

Com essa iniciativa, o Instituto Homem Pantaneiro não apenas fortalece suas práticas de segurança, mas também contribui para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região, promovendo o turismo como uma poderosa ferramenta de conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.