Em Mato Grosso, durante o mutirão “Defensoria Até Você – Edição Indígena”, a indígena Xavante de 113 anos procurou atendimento para recuperar sua aposentadoria. No entanto, ao consultar os defensores públicos, ela descobriu que o benefício já estava reativado e havia valores depositados em sua conta.
Atendimento humanizado na aldeia
A defensora pública Jaqueline Oliveira foi até a aldeia Cachoeira, no município de Água Boa, para entregar a boa notícia. Acompanhada por representantes da Funai e do INSS, ela confirmou a concessão do benefício e explicou os próximos passos à família.
Para garantir que a família possa sacar o dinheiro, a Defensoria verificará a situação do Termo de Curatela do filho da indígena. Se o documento não existir, a equipe dará início ao pedido judicial, agilizando o processo.
Mutirão leva justiça às comunidades indígenas

Entre os dias 17 e 21 de março, o mutirão ‘Defensoria Até Você – Edição Indígena’ atende 14 aldeias em Nova Nazaré e Água Boa.
Assim, diante das dificuldades que essas comunidades enfrentam para acessar serviços públicos, essa iniciativa se torna essencial ao levar orientação jurídica gratuita e solucionar questões previdenciárias sem exigir deslocamentos até a capital.
Justiça e cidadania para povos indígenas
Além do suporte jurídico, a ação inclui emissão de documentos e assistência social em parceria com órgãos públicos. Dessa forma, a Defensoria Pública reforça seu compromisso de levar justiça e cidadania aos povos indígenas, garantindo que casos como o da indígena Xavante de 113 anos tenham uma solução rápida e eficaz.
Fonte: DPEMT
Fotos: Bruno Cidade
Pantanal Oficial