Bonito, potente e bravo, esse é Jafar, a onça-pintada macho que tem se destacado no Pantanal sul-mato-grossense nos últimos dias.
A apresentação do felino foi feita por um vídeo publicado pelo fotógrafo e guia de safari, Fábio Paschoal. Ele que domina o Instagram com suas publicações sobre o Pantanal, fez um breve relato sobre a onça.
“Esse é o Jafar um macho novo que chegou por aqui, na @caimanpantanal, e tomou conta do pedaço. Iracelmo (Acerola), que costumava andar tranquilo por aqui, apareceu com um machucado no pescoço e está evitando a área da cordilheira, onde seu concorrente têm aparecido”, comentou.
Segundo o Mídiamax, a onça possivelmente matou um querido filhote de onça-pintada para tentar acasalar com uma fêmea e ainda atacou brutalmente o macho Iracelmo (ou Acerola), o que pode indicar uma tentativa de dominar o território.
Jafar é o nome do conhecido vilão da história de Aladin. Seria então a onça macho o vilão do pantanal sul-mato-grossense?
Veja o vídeo da onça:
Curiosidade sobre Onças Machos
Os machos de onça-pintada são altamente territoriais e dominantes, marcando seu espaço com arranhões em árvores, urina e vocalizações. Além disso, seu território pode abranger até 80 km², e eles patrulham constantemente a área para evitar invasores. Quando outro macho invade seu domínio, confrontos intensos podem ocorrer, muitas vezes resultando em ferimentos graves.
Outro fator impressionante é que, diferentemente de muitos felinos, a onça-pintada possui uma das mordidas mais fortes entre os grandes felinos, podendo perfurar até mesmo carapaças de tartarugas. Por essa razão, um macho pode, em casos extremos, matar filhotes que não sejam seus para induzir a fêmea ao cio e garantir sua própria descendência.
Pantanal Oficial