A morte de seis macacos-prego (Sapajus apella) no Parque Florestal de Sinop, no norte de Mato Grosso, mobilizou autoridades municipais e especialistas em meio ambiente. A matéria foi divulgada inicialmente pelo G1-MT e pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo no estado. A Prefeitura de Sinop determinou o fechamento temporário do parque desde sexta-feira (9), como medida preventiva de segurança à saúde pública.
Cinco deles já estavam mortos
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, cinco Macacos-prego já estavam mortos e dois estavam vivos no momento do resgate. Porém, um deles faleceu horas depois e o outro permanece sob cuidados veterinários, com expectativa de retorno à natureza.
Suspeitas de morte por envenenamento
A principal suspeita, conforme explicou a médica veterinária Elaine Dione, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é envenenamento. A especialista alerta que a prática recorrente de alimentar animais silvestres pode interferir no comportamento natural da fauna e aumentar os riscos de intoxicação.
Os biólogos Cristiane Cesco Diel e Rafael Arruda acompanham o caso e aguardam os resultados laboratoriais para confirmar a causa das mortes.
Em consequência, o parque deve permanecer fechado por até 60 dias.
Fonte: G1-MT
PORTAL PANTANAL OFICIAL