Mato Grosso amplia monitoramento da qualidade do ar para 6 cidades do estado

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
cuiabá, mato grosso, clima

Diante dos desafios trazidos pela estiagem e pelas queimadas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforçou o sistema de monitoramento da qualidade do ar ao instalar sensores em mais seis municípios do interior do estado. A iniciativa visa oferecer dados em tempo real para orientar políticas públicas de saúde e meio ambiente.

Expansão em curso

Cuiabá e Várzea Grande já contavam com sensores instalados. Agora, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis também receberam os equipamentos — totalizando 13 cidades monitoradas até o fim do ano. Entre as próximas contempladas estão São Félix do Araguaia, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte e Nova Mutum.

Monitoramento em tempo real

Os sensores, da marca Purple Air, captam dados sobre o material particulado a cada cinco minutos, calculando indicadores de qualidade do ar conforme padrões americanos (EPA) ou adaptáveis à norma brasileira. As informações podem ser acompanhadas por qualquer cidadão via o site internacional map.purpleair.com.

Colaboração científica

A instalação dos equipamentos foi viabilizada por um Mutirão de Conciliação Ambiental e conta com o suporte técnico da UFMT (Pós-graduação em Física Ambiental) e do IPAM (Instituto de Proteção da Amazônia).

Novas frentes e transparência

Ainda em 2025, a Sema deve lançar um portal próprio para consulta de dados, garantindo acesso às medições e boletins diários conforme a Resolução CONAMA nº 506 (2024). Em Cuiabá e Várzea Grande, o monitoramento será ampliado para poluentes como SO₂, NOₓ, CO e O₃.

Esta iniciativa é parte da Coalizão Respira Amazônia, que reúne órgãos estaduais, Ministério do Meio Ambiente, ONGs e universidades, com o objetivo de fortalecer o combate à poluição atmosférica na região.

Fonte: SEMA

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *