A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) aprovou dois novos Planos de Contingência voltados à prevenção e resposta a desastres naturais no estado. As resoluções, publicadas no Diário Oficial do Estado em 30 de junho de 2025, tratam de estratégias integradas para eventos extremos como chuvas intensas, seca, estiagem e incêndios florestais, com foco na abordagem de Saúde Única, que considera os impactos simultâneos na saúde humana, animal e ambiental.
Ainda de acordo com a resolução, os planos foram elaborados pela Coordenadoria de Saúde Única e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, com apoio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Desastres Naturais e Acidentes com Produtos Perigosos.
✅ O que dizem as resoluções:
- Resolução SES/MS nº 393/2025: aprova o plano para chuvas intensas. Com foco em riscos como alagamentos, deslizamentos, contaminação da água e aumento de doenças de veiculação hídrica.
- 📄 Acesse o plano: Clique aqui
- Resolução SES/MS nº 394/2025: trata dos efeitos da seca, estiagem e incêndios florestais. Mas com atenção especial a problemas respiratórios, intoxicações, falta de água potável e impacto na produção rural.
- 📄 Acesse o plano: Clique aqui
🛑 Importância da abordagem em Saúde Única
A abordagem em Saúde Única (One Health) busca integrar ações que consideram a interdependência entre seres humanos, animais e meio ambiente. Uma estratégia frente ao aumento de eventos climáticos extremos no estado.
Segundo a SES, os documentos poderão ser atualizados sempre que necessário. Assim, para garantir alinhamento com as mudanças climáticas, políticas públicas e legislações vigentes.