Mato Grosso do Sul deu um passo decisivo para consolidar sua imagem no mercado turístico global. Em um evento realizado na última terça-feira (11), a Embratur, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e o Sebrae apresentaram o Plano Brasis 2025–2027. A iniciativa marca o início de uma nova fase na promoção internacional do destino, com foco no ecoturismo, turismo de aventura e na valorização da rica biodiversidade sul-mato-grossense.
O encontro reuniu representantes do trade turístico local e apresentou as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, além de um plano de ação específico para o estado. O objetivo é alinhar as estratégias nacionais às vocações regionais, criando uma identidade forte e competitiva para Mato Grosso do Sul no cenário global.
Entre os pilares da nova estratégia está o fortalecimento da imagem do Pantanal, que abriga 65% da maior planície alagável do planeta. A região será promovida com foco em experiências de “safári”, destacando atividades como cavalgadas pantaneiras, cruzeiros fluviais e hospedagens imersivas em fazendas.
Outro destaque é Bonito, eleito por 18 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil. A região e seu entorno serão divulgados internacionalmente como destinos voltados ao bem-estar, à conexão com a natureza e à prática de atividades sustentáveis, como flutuação em rios de águas cristalinas, mergulhos em grutas e visitas a cavernas como o Abismo Anhumas e a Gruta do Lago Azul.
A capital Campo Grande também terá papel estratégico, sendo promovida como polo de eventos e turismo urbano, impulsionada por atrativos como o Bioparque Pantanal e as Várzeas do Rio Ivinhema, que ganham destaque na observação de aves.
De acordo com a Fundtur, o plano foi resultado de um amplo processo de escuta com os principais atores do setor, garantindo que as ações reflitam as necessidades reais do trade local. A proposta inclui ainda campanhas cooperadas, viagens de familiarização (famtours) e press trips para jornalistas estrangeiros, visando ampliar a visibilidade do estado nos mercados prioritários.
Comunicação Fundtur-MS
Fotos: Fundtur MS e Embratur



