O boletim epidemiológico da 30ª semana, divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), revela que o Mato Grosso do Sul já registrou 13.666 casos prováveis de dengue em 2025, com 7.636 confirmações e 17 óbitos, além de outros 7 em investigação.
Entre os municípios com óbitos confirmados por dengue estão:
🕯️ Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.
➡️ Seis das vítimas tinham comorbidades.
Nos últimos 14 dias, 23 municípios registraram baixa incidência de casos confirmados, entre eles: Paraíso das Águas, Nioaque, Ivinhema, Sidrolândia, Maracaju, Bonito e Campo Grande.
💉 Vacinação contra a dengue
Até agora, o Estado recebeu 241.030 doses da vacina contra dengue do Ministério da Saúde e aplicou 181.578 doses na população-alvo.
📌 A vacina é indicada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias — faixa etária com maior índice de hospitalizações pela doença.
🕒 O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
🦟 Situação da Chikungunya
A SES também informa que o Estado já contabiliza 13.613 casos prováveis de Chikungunya, sendo 6.629 confirmados no SINAN. Há ainda:
- 🤰 70 casos confirmados em gestantes
- ☠️ 16 óbitos em decorrência da doença, registrados nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi
- ⚠️ 12 das vítimas apresentavam comorbidades
🩺 Cuidados e orientação
A SES reforça que a população não deve recorrer à automedicação em caso de sintomas suspeitos de dengue ou chikungunya. Por fim, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde do município.
📄 Boletins disponíveis:
Fonte: Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende