2
Fale Conosco
  • sábado, 14 de dezembro de 2024 - Campo Grande MS

AGEMS inspeciona redes elétricas rurais no Pantanal para prevenir incêndios florestais

Luiz Bras

Em uma ação proativa para prevenir incêndios florestais no Pantanal, a rede de distribuição de energia rural passa por inspeção realizada pela AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

A iniciativa ocorre antes da temporada de estiagem no bioma como parte de medidas preventivas para mitigar possíveis danos causados pelo fogo, decorrentes de problemas em estruturas danificadas ou mal conservadas da rede.

“Dada a localização e importância desse ecossistema, é necessária uma análise abrangente das vulnerabilidades das redes elétricas situadas em áreas críticas de Mato Grosso do Sul”, afirmou Matias Gonsales, Diretor de Gás, Energia e Mineração. “Essa avaliação envolve múltiplos aspectos técnicos, sociais, ambientais e econômicos, incluindo a segurança das redes de transmissão e distribuição de energia.”

As inspeções, conduzidas pela Câmara Técnica de Energia (Catene), em áreas rurais dos municípios de Aquidauana e Anastácio, ocorreram ao longo de uma semana. Esses municípios, localizados a aproximadamente 130 quilômetros da capital, são considerados portais de entrada para o bioma do Pantanal.

A fiscalização incluiu reuniões com representantes da concessionária Energisa, entrevistas com proprietários rurais e inspeções para verificar as condições de conservação dos ativos das redes de distribuição e ramais que atendem aquela parte do estado.

“A participação de representantes da distribuidora, proprietários rurais e da comunidade pantaneira foi fundamental para alcançar o objetivo de prevenção antecipada de quaisquer riscos e incêndios florestais, além da proteção ao meio ambiente”, afirmou Paulo Ajeje, engenheiro da Catene.

A preocupação contínua com a segurança da distribuição de energia rural leva em consideração a sensibilidade desse ecossistema único.

A inspeção é necessária devido à realidade do ambiente, onde fauna e flora coabitam com estruturas como postes, transformadores e linhas que transmitem eletricidade para as propriedades e residências pantaneiras.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram