2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Carne Sustentável Pantaneira é aposta para abrir mercados para produtores de MS

carne sustentável

Sebrae

Mato Grosso do Sul possui forte tradição pecuarista, em especial na região pantaneira do Estado. A produção local de carne pode alcançar ainda mais mercados e se destacar nacionalmente através de um sistema sustentável de criação, que favorece os produtores e o meio-ambiente.

Trata-se da certificação como Carne Sustentável do Pantanal, articulada pela Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável e que conta com parceria do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal.

Na parceria, as entidades têm como objetivo ampliar a oferta desse produto no mercado, auxiliando os interessados na obtenção da certificação. Essa ação beneficia tanto o produtor como incentiva a preservação do bioma pantaneiro, já que, para conquistar o certificado de Carne Sustentável do Pantanal, os pecuaristas precisam cumprir alguns requisitos, como a utilização de pastagens nativas e recuperação de áreas degradadas.

O presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, explica que a atuação do programa acontece sob três pilares: “Rastreabilidade da produção, origem pantaneira e um sistema de produção convencional do Pantanal. Além disso, para obter a certificação é necessário atender aos protocolos de boas práticas, com uma produção de acordo com a Legislação Ambiental e Trabalhista, Código Florestal do Pantanal, buscando a preservação do bioma”, disse.

Diferente da Carne Orgânica, que é produzida dentro de uma regulamentação própria por meio de legislação do Ministério da Agricultura e Pecuária, a Carne Sustentável do Pantanal atua sob protocolo relacionado aos sistemas tradicionais de produção pantaneira.

Por entender que a Carne Sustentável do Pantanal poderá trazer mais oportunidades, o Sebrae/MS tem atuado fortemente no auxílio dos pecuaristas durante todo o processo de certificação. Para Eduardo Cruzetta, essa parceria veio como um novo incentivo.

“É uma oportunidade que surgiu para colocar o produto no mercado de um nicho mais exigente e que valoriza esse sistema. Tivemos também uma aceleração para conseguir incluir novos produtores, principalmente os pequenos. Além disso, tem a promoção da Carne do Pantanal, e a sociedade tem acesso para conhecer tanto o programa quanto o produto”, complementa o presidente da ABPO.

Quem já atua no mercado

A BioCarnes, dirigida pelo produtor Leonado de Leite Barros, é uma empresa especializada na produção e comercialização de carnes, com a certificação de Carne Sustentável. Localizada em Campo Grande, seus produtos são orgânicos, com baixo impacto ambiental, priorizam o bem-estar animal e tem origem pantaneira. Segundo o empresário, a produção segue todos os requisitos estabelecidos para conquistar a certificação e atua com propósito definido.

“Nossa missão é que o gado tenha um tratamento mais humanizado, ligando isso à preservação ambiental e ao ganho social dentro do Pantanal, para continuar mantendo viva a cultura do homem pantaneiro. Tudo isso aliado à busca por novas tecnologias que são adaptadas à essa produção”, comentou.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram