Céu desenhado: fenômeno chama atenção em céu de Coxim
O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o responsável por registrar um halo solar ao redor do sol, neste sábado (30), registro feito no céu de Coxim.
Conforme o Primeira Página MS, os registros foram feitos pela manhã e surpreendeu o servidor público. De acordo com a explicação da ClimaTempo, o halo solar é um fenômeno óptico da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar.
O halo solar parece um arco-íris ao redor do sol e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrustratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol nas diversas cores do arco-íris.
O halo solar é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Em algumas situações, a presença do halo solar pode anteceder um temporal, como explica os meteorologistas da ClimaTempo.