No sábado (10), Corumbá enfrentou uma manhã agitada com intensas precipitações, que totalizaram 45 milímetros de chuva, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume significativo de água causou pontos de alagamento, gerando transtornos para os moradores da cidade.
No entanto, para o Pantanal, essa chuva trouxe um alívio esperado. Segundo informações do Diário Online, os focos de incêndio que assolavam a Serra do Amolar foram finalmente controlados após as chuvas. O Corpo de Bombeiros Militar anunciou que a equipe responsável pela operação de combate aos incêndios está sendo desmobilizada após mais de dez dias de trabalho intenso na região.
“O tempo está nublado e sem registro de fumaça ou focos de incêndio na área. A desmobilização acontece depois de mais de 10 dias de operação de combate a incêndio florestal na Serra do Amolar”, afirmou o Comando do 3º Grupamento de Bombeiros.
Esses eventos trazem um certo alívio para a região, especialmente após os intensos impactos ambientais e sociais causados pelos incêndios no Pantanal nos últimos anos. A expectativa agora é que as chuvas continuem a colaborar na mitigação dos danos e na recuperação dessas áreas afetadas.