2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Comunidade no Pantanal participa de curso de turismo

Divulgação/IHP

No Pantanal, a comunidade do Paraguai-mirim fica a cerca de 2h30 de viagem desde Corumbá (MS) via rio Paraguai acima. Nesse local, os moradores vivem prioritariamente da venda de iscas, e agora buscam novas oportunidades para aproveitar não só o turismo de pesca, mas outras modalidades. Para estarem inseridos nessa nova realidade, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) promoveu o curso de formação de condutores na localidade, em parceria com o Instituto Localiza, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e apoio do Instituto Agwa.

A capacitação envolveu atividades no período integral, usando sala de aula e ações de campo na própria região da comunidade, onde também está a sede do Instituto Agwa. Foram 13 moradores da comunidade que participaram do curso, sendo 10 mulheres. O curso foi feito entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023.

A equipe do IHP, que promoveu as aulas com a presença de biólogos, turismólogos, empresários do setor de turismo no Pantanal, especialistas na área de conservação da natureza, ainda montou atendimento especial para atender seis crianças e permitir que as mães pudessem realizar o curso.

Durante esses cinco dias, os alunos saíam de casa logo pela manhã e um barco recolhia todos os participantes, inclusive as cinco mães com os filhos. Ao fim do dia, todos retornavam para suas casas, que ficam às margens do rio Paraguai-mirim e entre cinco a 20 minutos de navegação do local das atividades.

As aulas teóricas foram realizadas dentro do Instituto Agwa, que tem uma base instalada às margens do rio Paraguai-mirim e possui estrutura com internet para atender as demandas de formação. Todos os participantes também fizeram atividades de campo, como observação de aves, identificação da flora local, utilização de técnicas para guia em trilhas na natureza, entre outras ações. No total, o curso de formação de condutores tem carga horária de 40 horas.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram