Duas jiboias foram capturadas em espaço de tempo de menos de duas horas, na tarde deste domingo (26) em Corumbá. Uma moradora, de 22 anos, do bairro Aeroporto acionou a PMA, às 13h15, informando sobre a presença de uma serpente que estava no quintal de sua residência.
Os Policiais Militares Ambientais foram ao local e verificaram tratar-se de um filhote de serpente da espécie Boa constrictor (jiboia) com cerca de 0,5 metro. A equipe efetuou a captura da jiboia com uso de uma pinça especial e a colocou em uma caixa de contenção.
Dali, a equipe foi até o anel rodoviário, pois usuários da via informavam que outra jiboia precisava ser capturada, pois corria riscos de atropelamento ao atravessar a pista. No local, a equipe capturou a serpente que media aproximadamente 1,3 metro. Os animais não apresentavam ferimentos e os Policiais realizaram a soltura em seu habitat, em uma área de vegetação distante do centro urbano, às 14h45.
A jiboia é pacífica e não é peçonhenta. Raramente passa de três metros de comprimento. Alimenta-se principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. Engole a presa pela cabeça. Vive nas florestas densas da América do Sul e passa a maior parte do tempo nas árvores.