2
Fale Conosco
  • terça-feira, 10 de setembro de 2024 - Campo Grande MS

Em MS, incêndio atinge Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro

Incêndio no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, no MS

Foto: CBMMS

Os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense atingem, desde maio, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado entre os municípios de Aquidauana e Corumbá.

O parque abriga em sua área de amortecimento as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Fazenda do Rio Negro – onde foram gravadas cenas tanto da primeira versão quanto do remake da novela Pantanal – , Santa Sofia e Fazendinha. As RPPNs, junto com o parque, somam o maior conjunto de áreas naturais protegidas do Mato Grosso do Sul, com cerca de 100 mil hectares.

Conforme o ((o))eco, a operação de combate na região teve um intervalo de uma semana, porque as chamas haviam sido controladas. Nesta segunda-feira (4), porém, a operação foi retomada por conta dos novos focos.

Neste momento, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul atua com duas Guarnições de Combate a Incêndio Florestais no parque. No total, as guarnições contam com oito militares. No restante do bioma no estado, o Corpo de Bombeiros conta com mais duas CGFIs para apoio e combate às chamas no município de Porto Murtinho (MS), com 36 militares, no total.

De acordo com estimativa da SOS Pantanal, organização que integra o Observatorio Pantanal – coalizão composta por 43 instituições socioambientais atuantes na Bacia do Alto Paraguai (BAP) no Brasil, Bolívia e Paraguai – , a região do parque, incluindo os entornos, já teve 28 mil hectares consumidos pelo fogo neste ano.

“A região do parque apresenta condições de acesso e combate muito difíceis, com diversas áreas alagadas e ocorrência de fogo subterrâneo. Nos últimos dois dias, entretanto, observamos que o fogo vem se propagando rapidamente em regiões com bastante biomassa acumulada acima do solo, na superfície”, disse Leonardo Gomes, Diretor de Estratégia da SOS Pantanal.

Incêndios no Pantanal sul-mato-grossense 

O Pantanal registrou, entre janeiro e esta sexta-feira (8), 589 focos de calor no bioma. O número é pouco mais de 27% maior que o registrado durante o mesmo período de 2021 (462), mas ainda corresponde a menos de 30% do total registrado em 2020 (2.109).


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram